terça-feira, 24 de agosto de 2010

Textos para reflexão

Olá turma!
Visitei esse site, onde encontrei vários textos para reflexão de Moran. Espero que ajudem vocês nos temas escolhido para desenvolver os TCCs.

http://www.eca.usp.br/prof/moran/

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

SEJAM BEM VINDOS!

Olá colegas!

Esse espaço que criei é para desenvolver e expor atividades que estejam relacionadas as práticas inovadoras realizadas nas escolas utilizando as mídias.


Abraços a todos.

Texto da Disciplina AUT



Internet é lugar de autoria ou plágio?



A internet é um espaço onde podemos encontrar com muita facilidade tudo e qualquer tipo de informação que corre pelo mundo, muitas vezes em tempo real. Na minha concepção a internet muitas vezes é lugar, onde as informações são plagiadas, sem dar o reconhecimento do verdadeiro autor, mas é também um lugar que ainda é muito usado como espaço de autoria por professores e alunos.
Para Benkler(2006) “Apropriar informação é desvalorizá-la”. Infelizmente a maioria dos alunos, principalmente do Ensino Fundamental maior, realizam pesquisas, que muitas vezes só ficam em Ctrl+C e Ctrl+V, apropriando-se de várias informações, sem nem realizar nem uma simples leitura para fazer uma analise do que está sendo pesquisado.
De acordo com as leituras torna-se importante que os processos educacionais que tem como recurso didático as tecnologias não se limitem apenas no manuseio dos equipamentos ou à reprodução de informação. E sim abrir espaço para que alunos possam passar de passivo para ativo, fazendo com que eles passam a ser verdadeiramente autores de suas produções.
Segundo PRENSKY(2001;2006), crianças são “nativas”, nós somos “imigrantes”, elas já nascem nessa era tecnologia, sabendo utilizar esses recursos mesmo sem saber ler ou escrever. Em casa percebemos que elas já dominam, qualquer tecnologia que são colocadas ao seu alcance. Com toda essa facilidade, temos que desenvolver atividades a serem trabalhadas com as ferramentas de autoria, que são espaços cooperativo que podemos encontrar na web.
Mas muitas vezes temos que ficar alerta, pois segundo MAIA, “as ferramentas de autoria que estão presentes e chegando com força no mercado educacional brasileiro, são realmente tentadoras, possantes e irresistíveis. Cabe a nós, no entanto,profissionais da educação, usar nossa inteligência educacional, para fazer uso dessas ferramentas de modo responsável, criativo e inovador, para que não entremos na fase do cuspe e giz digital”. A citação de MAIA, faz com que possamos pensar em criar condições aos alunos, para que eles mesmos virem autores e grandes produtores de suas criações, mas primeiramente temos que aprender utilizar de modo certo essas ferramentas de autorias, pois temos que ter o domínio tanto do conteúdo que vai ser desenvolvido como também da tecnologia utilizada. Sabemos que o aluno é sujeito da sua própria aprendizagem, ele não é mais um mero executor de alguma atividade, mas sim co-participante de sua aprendizagem.




Referencia Bibliográfica:
Disponível em:
http://eproinfo.mec.gov.br/webfolio/Mod86243/TE2.html. Acessado em
30/07/2010.
http://www.senac.br/BTS/342/artigo-1.pdf. Acessado em 02/08/2010.